Primeiros Povos
FONTE: BLOG PEDRA GRANDE EM DESTAQUE
Com a construção de uma casa e a instalação de curral, João Victor fundava o Sítio São João e dava início ao povoamento da região, nos idos de 1919. Logo após vieram da Praia de Canto do Baixo, pertencente a Touros, os proprietários e trabalhadores Manoel Félix Moraes, Januário Pedro da Silva, Manoel Gabi, Januário Lucas e Manuel Pulu. Todos em busca de oportunidades na nova terra.
O povoamento foi logo chamado de Pedra Grande devido a uma peculiar presença na paisagem do território. Na estrada que passa aos arredores do povoado existia uma grande pedra com mais de três metros de largura, a maior das redondezas. Logo, os moradores da região começaram a chamá-la de Pedra Grande e, em conseqüência, o povoado recebeu o mesmo nome. Situada numa área agrícola e pastoril, a povoação teve maior desenvolvimento no período chamado surto algodoeiro na Serra Verde, que tinha, na época, grande repercussão na economia de toda a região do Mato Grande. No ano de 1958, o povoado de Pedra Grande foi elevado à categoria de distrito do município de São Bento do Norte. Quatro anos depois, em 7 de maio de 1962, por força da Lei nº 2.745, sancionada pelo então Governador do Estado, Dr. Aluízio Alves, o distrito foi desmembrado de São Bento do Norte, tornado-se município e alcançando sua emancipação política.
Caatinga Hipoxerófila - vegetação de clima semi-árido, apresenta arbustos e árvores com espinhos e de aspecto menos agressivo do que a Caatinga Hiperxerófila.
Formação de Praias e Dunas - vegetação nativa fixadora de areia. As Dunas estão estabilizadas ou fixas quando cobertas por vegetação natural e denominada Reserva Ecológica.
Ecossistema Protegido - vegetação fixadora de Dunas.
SOLO E GEOLOGIA
Solos predominantes e características principais:
Podzólico Vermelho Amarelo Equivalente Eutrófico abrúptico - fertilidade natural alta, textura argilosa, relevo plano, moderadamente e imperfeitamente drenados, medianamente profundos.
Uso: estes solos são bastante utilizados com algodão, feijão, milho e mandioca. Apresentam boa fertilidade e relevo plano e que permite mecanização intensiva. O principal fator limitante ao uso agrícola é a deficiência de água, decorrente do longo período de estiagem na região.
Aptidão Agrícola: aptidão regular para lavouras e apta para culturas especiais de ciclo longo, tais como algodão arbóreo, sisal caju e coco.
Sistema de Manejo: baixo, médio e alto nível tecnológico. As práticas agrícolas estão condicionadas tanto ao trabalho braçal e a tração animal, com implementos agrícolas simples, com a motomecanização.
HIDROGRAFIA
|
Menos de 100 metros de altitude.
Planície Costeira - formadas por praias que têm como limites, de um lado, o mar, e, de outro, os tabuleiros costeiros, estende-se por todo o litoral.Esses terrenos planos são alterados em suas formas pela presença de Dunas.
Tabuleiros Costeiros - relevos planos de baixa altitude, também denominados planaltos rebaixados, formados basicamente por argilas (barro), localizam-se próximo ao litoral, às vezes chegando ao litoral.
LIMITES
Norte - Oceano Atlântico.
Sul - Parazinho.
Leste - São Miguel do Gostoso.
Oeste - São Bento do Norte.