sábado, 22 de janeiro de 2011

Atrativo histórico cultural de Pedra Grande




Marco de Posse: Em 1501, o rei de Portugal enviou uma esquadra ao litoral potiguar, comandada por Gaspar de lemos,com o objetivo de visitar as terras recém descobertas e oficializar o domínio sobre elas.O local do desembarque foi na orla marítima de Touros na época , mais precisamente na área localizada na divisa do nosso município Pedra Grande e São Miguel de Touros,ou seja , na Atual praia do marco, um dos nossos distritos. Ao chegarem á região, a primeira providência dos portugueses foi fixar um marco feita em pedra mármore,com a inscrição do ano de 1501 e o desenho da Crus da Ordem dos cavaleiros de Cristo, a Crus de Malta.Os portugueses tinham o costume de conduzir esses marcos para demarcarem as novas terras conquistadas.

Mas apesar da presença inicial dos portugueses no território,a povoação não chegou a se tornar uma realidade inicialmente.O segundo desembarque de tropas aconteceu em abril de 1638,quando 1.400 homens,chefiados por Luis Barbalho,não conseguiram atingir o objetivo que era ir para Salvador e tiveram de prosseguir viagem marítima,ate chegar á praia dos Marcos,no Grande do Norte . O padrão de posse portuguesa esculpido em pedra lioz,tendo na parte superior as efígies da crus da ordem dos cavaleiros de Cristo e da coroa portuguesa,em razão da Igreja Católica e a coroa portuguesa terem patrocinado as grandes viagens.É o marco da colonização portuguesa mais antiga da Américas.”Foi achatado nas coordenadas geográficas 5° 4’ 40” de Latitude Sul e 35° 48’ 30” de Longitude Oeste,no dia 07 de agosto de 1501.Por isso,a data 07 de agosto foi definida como aniversário fundação do estado Rio Grande do Norte.A figura da cruz esculpido na Pedra foi interpretada pelos primórdios do povoamento do entorno como um sinal sagrado.A fé cresceu a tal ponto de a população sepultar os seus mortos ao seu redor.Em 27 de agosto de 1928,os historiadores Luis da Câmara Cascudo e Nestor dos Santos Lima viajaram ao município de touros, afim de ali conhecerem e identificaram a pedra.Naquela ocasião, ela determinava os limites litorâneos entre os municípios de Touros Baixa verde.Hoje. serve de limite entre os municípios de São Miguel de Gostoso de Pedra Grande. A mesma foi registrada,então,como marco de touros.Em 1962, Oswaldo de Sousa, representando o instituto de patrimônio histórico e artístico Nacional - IPHAN,realizou uma viagem de inspeção ao Marco, encontrando o mesmo numa capela construída pelos moradores locais.Neste mesmo ano, o Marco de posse foi considerado monumento nacional ,sendo tomado pelo IPHAN . Em 1976, foi transladado para a Fortaleza dos Reis Magos, em Natal.RN.onde se encontra ate os dias atuais.Na divisa dois municípios, existe uma replica do Marco.No local também foi construída uma capela onde a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes é venerada.Foi em Pedra Grande que se inicio a história do nosso pais.

Primeiros Povos


Os primeiros personagens de Pedra Grande foram Januário Nunes, Manoel Joaquim Tindô, Joaquim Vicente, Manoel Gabi, Januario Pedro da Silva, Francisco Felix de Moraes, Severino Ferreira do Nascimento, entre outros.
Essas pessoas passaram a exercer grande influência local, ao construir as suas moradias em pequenos casebres de taipa de chão batido cobertos de palha de Carnaubeira. Essas figuras históricas mesmo passaram a ter interesses na economia através da agricultura, pecuária e pesca.

De Povoado à Município
O município de Pedra Grande surgiu como povoado em 1889. Já teve os nomes de Lagoa de Joaquim Vicente e São João. O nome Pedra Grande originou-se de uma grande pedra, com aproximadamente 3 (três) metros de diâmetro, localizada numa região chamada Farias, de propriedade do Senhor Januário Nunes. Situada numa área intermediária entre o sertão e o litoral, essa pedra acabou sendo referência para os vaqueiros que conduziam os animais até as áreas onde havia fartura de alimento. Nas suas proximidades, foram instaladas culturas de subsistência, passando a área a ser referida (conhecida) como o “roçado da pedra grande”. Desde então, a localidade perdeu o nome de São João, ficando conhecida por Pedra Grande.
Em 1919, quando João Vitor fundou o Sítio São João e lá construiu moradia e um curral, estava iniciando um novo povoamento da localidade. Em seguida (posteriormente), chegaram ao povoado os trabalhadores e proprietários Manoel Félix de Morais, Januário Pedro da Silva, Manoel Gabí de Araújo, Januário Lucas e Manuel Pulú, vindos da praia de Canto de Baixo, pertencente ao município de Touros. Em função da sua localização, numa área agrícola e pastoril, a povoação teve um grande crescimento no período chamado (conhecido como) “surto algodoeiro” na Serra Verde, destacando-se graças a sua grande produção de algodão.
Pedra Grande foi elevada à categoria de distrito do município de São Bento do Norte em 1958. Em 7 de maio de 1962, por força da lei nº 2.745, da mesma data, o município foi desmembrado de São Bento do Norte e elevado à categoria de município do Rio Grande do Norte. Várias pessoas contribuíram para o surgimento do novo município, entre as quais merecem destaque o ex-deputado José Olimpio do Nascimento, Sr. Ursulino Silvestre da Silva (prefeito de São Bento do Norte), os Srs. Artur Morais de Oliveira, Manoel Gomes de Souza e Leonel Assunção, nomeado prefeito provisório do município. O Sr. Artur Morais de Oliveira foi o primeiro prefeito eleito pelo voto popular, em 1962.
FONTE: BLOG PEDRA GRANDE EM DESTAQUE

HISTÓRIA DE PEDRA GRANDE RN

Com a construção de uma casa e a instalação de curral, João Victor fundava o Sítio São João e dava início ao povoamento da região, nos idos de 1919. Logo após vieram da Praia de Canto do Baixo, pertencente a Touros, os proprietários e trabalhadores Manoel Félix Moraes, Januário Pedro da Silva, Manoel Gabi, Januário Lucas e Manuel Pulu. Todos em busca de oportunidades na nova terra.

O povoamento foi logo chamado de Pedra Grande devido a uma peculiar presença na paisagem do território. Na estrada que passa aos arredores do povoado existia uma grande pedra com mais de três metros de largura, a maior das redondezas. Logo, os moradores da região começaram a chamá-la de Pedra Grande e, em conseqüência, o povoado recebeu o mesmo nome. Situada numa área agrícola e pastoril, a povoação teve maior desenvolvimento no período chamado surto algodoeiro na Serra Verde, que tinha, na época, grande repercussão na economia de toda a região do Mato Grande. No ano de 1958, o povoado de Pedra Grande foi elevado à categoria de distrito do município de São Bento do Norte. Quatro anos depois, em 7 de maio de 1962, por força da Lei nº 2.745, sancionada pelo então Governador do Estado, Dr. Aluízio Alves, o distrito foi desmembrado de São Bento do Norte, tornado-se município e alcançando sua emancipação política.

PRAIA DE EXU QUEIMADO


MUNICÍPIO DE PEDRA GRANDE - RN

INFORMAÇÕES DE PEDRA GRANDE - RN

VEGETAÇÃO

Caatinga Hipoxerófila - vegetação de clima semi-árido, apresenta arbustos e árvores com espinhos e de aspecto menos agressivo do que a Caatinga Hiperxerófila.

Formação de Praias e Dunas - vegetação nativa fixadora de areia. As Dunas estão estabilizadas ou fixas quando cobertas por vegetação natural e denominada Reserva Ecológica.

Ecossistema Protegido - vegetação fixadora de Dunas.

SOLO E GEOLOGIA

Solos predominantes e características principais:

Podzólico Vermelho Amarelo Equivalente Eutrófico abrúptico - fertilidade natural alta, textura argilosa, relevo plano, moderadamente e imperfeitamente drenados, medianamente profundos.

Uso: estes solos são bastante utilizados com algodão, feijão, milho e mandioca. Apresentam boa fertilidade e relevo plano e que permite mecanização intensiva. O principal fator limitante ao uso agrícola é a deficiência de água, decorrente do longo período de estiagem na região.

Aptidão Agrícola: aptidão regular para lavouras e apta para culturas especiais de ciclo longo, tais como algodão arbóreo, sisal caju e coco.

Sistema de Manejo: baixo, médio e alto nível tecnológico. As práticas agrícolas estão condicionadas tanto ao trabalho braçal e a tração animal, com implementos agrícolas simples, com a motomecanização.

HIDROGRAFIA


O município encontra-se com 100% do seu território inserido na Faixa Litorânea Norte de Escoamento Difuso.

Rios: Canto de Baixo, Cutia.

Açudes com Capacidade de Acumulação Superior a 100.000 m³: Inexistente.

RELEVO

Menos de 100 metros de altitude.

Planície Costeira - formadas por praias que têm como limites, de um lado, o mar, e, de outro, os tabuleiros costeiros, estende-se por todo o litoral.Esses terrenos planos são alterados em suas formas pela presença de Dunas.

Tabuleiros Costeiros - relevos planos de baixa altitude, também denominados planaltos rebaixados, formados basicamente por argilas (barro), localizam-se próximo ao litoral, às vezes chegando ao litoral.

LIMITES

Norte - Oceano Atlântico.
Sul - Parazinho.
Leste - São Miguel do Gostoso.
Oeste - São Bento do Norte.

FESTAS POPULARES DE PEDRA GRANDE - RN

Os eventos mais importantes do município são: a Festa da Lagosta, em maio; a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, em fevereiro; e a Festa do Pescador. A cidade comemora a festa do seu padroeiro, São Francisco, no dia 4 de outubro, com a realização de novenas, procissão e manifestações populares.

PONTOS TURÍSTICOS DE PEDRA GRANDE - RN

O principal ponto turístico do município, com importantíssimo significado histórico, é a Ponta do Marco, situada no limite fronteiriço entre Pedra Grande e São Miguel de Touros, local onde foi deixado pelos portugueses, no ano de 1501, o Marco com o desenho da Cruz da Ordem dos Cavaleiros de Cristo, a chamada Cruz de Malta, primeiro marco colonial do Brasil. Destacam-se ainda no turismo local: as Grutas de Laje e dos Martins, a Igreja São Francisco de Assis, o Riacho do Caboclo, o Cabeço de Morotó; as Dunas Móveis, a Caatinga, o Mercado do Produtor, e as lagoas: Boca do Campo, Santa Cruz, Canto de Baixo, e Cutia.

PONTOS TURÍSTICOS DE PEDRA GRANDE - RN

Grutas de Lajedo e dos Martins

Cavernas localizadas no distrito de Lajedo à 4 km da sede do município, está situada em propriedade rural pertencente à família dos Morais. Os mais velhos afirmam que na caverna promoviam-se animados “forrós” em seus três grandes salões. Segundo informações da Secretaria Municipal de Turismo, as cavernas são as mais próximas do Atlântico de todo o Brasil. Caract

Cabeço do Mororó

Localizado à 4km de Pedra Grande, no Projeto de Assentamento Bonsucesso, possui 96 metros de altitude. Em seu ponto mais alto, pode-se visualizar três municípios (Caiçara do Norte, São Bento do Norte e São Miguel do Gostoso) e três praias (Praia do Marco e Praia de Enxu Queimado em Pedra Grande e Praia do Guagirú em São Bento do Norte). O acesso é feito por estrada carroçável. Um ótimo lugar para a prática do turismo de aventura e ecoturismo. Neste local, há a presença de trilhas para acessar o topo do monte.


Praia de Enxú Queimado

Conhecida pela beleza natural, possui como atividade principal a pesca da lagosta. As águas mornas do Atlântico, as piscinas naturais e seus exuberantes coqueirais representam sempre um convite à admiração da natureza. Encontra-se, nesta região, o Morro do Ronco que está localizado entre as dunas, onde a vista do pôr do sol é convidativa à apreciação.


Praia do Marco

Abriga o Marco de Posse (réplica). Está em acelerada transformação, apresentando oportunidades de investimentos diversificados. No que tange as questões relacionadas à infra-estrutura, a praia possui uma pousada, três restaurantes, um clube e cinco bares. Contando apenas com doze famílias residentes, recebendo um fluxo migratório de aproximadamente duas mil pessoas em época de alta estação. Localiza-se à 15km da sede do município. Acesso pela RN 024, com a estrada carroçável.
FONTE: BLOG PEDRA GRANDE GRANDE EM DESTAQUE

PORTAL OESTE NEWS

PORTAL OESTE NEWS
JOTA MARIA, JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR, COM 12 BLOGS E 1025 LINKS

Quem sou eu

Minha foto
SOU POLICIAL MILITAR DA RESERVA REMUNERADA DA GLORIOSA E AMADA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, EXERCI A FUNÇÃO DE DELEGADO DE POLÍCIA NAS CIDADES DE APODI, FELIPE GUERRA,ITAÚ, RODOLFO FERNANDES, GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO, SÃO MIGUEL, DR. SEVERIANO, TENENTE ANANIAS E MARCELINO VIEIRA, ALÉM DE TER TRABALHADO NAS CIDADES DE MOSSORÓ, AREIA BRANCA, SERRA DO MEL, CARAÚBAS E PAU DOS FERROS. AMO A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AMO AMO AO MEU PRÓXIMO COMO AMO A MIM MESMO. SOU TORCEDOR DO BARAÚNAS (MOSSORÓ) E FLUMINENSE(RJ, TENHO A POLÍCIA MILITAR DO MEU ESTADO COMO UMA VERDADEIRA MÃE, TENDO EM VISTA QUE FOI NELA QUE PUDE CRIAR MEUS FILHOS E APRENDER UM MONTÃO DE COISAS BOAS.

LINKS

PORTAL OESTE NEWS

PORTAL OESTE NEWS
O QUE VOCÊ QUER PESQUISAR, VOCÊ ENCONTRA EM UM ÚNICO LOCAL, NO "PORTAL OESTE NEWS", A MAIOR FONTE DE INFORMAÇÕES ANTIGAS E ATUAIS DE MINHA QUERIDA E AMADA TERRA POTIGUAR, COM 13 BLOGS, 1067 LINKS, DOIS ORKUTS, UM TWITTER, UM MSN E UMA PÁGINA MUSICAL, TOTALIZANDO 1085 ENDEREÇOS ELETRÔNICOS NA WEB. CRIADO A 28 DE DEZEMBRO DE 2008, PELO STPM JOTA MARIA, COM A COLABORAÇÃO DE JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR # 100 % NORTE-RIO-GRANDENSE. ACESSE E CONFIRA!